domingo, 29 de agosto de 2010

Do you speak english?

Há algum tempo o inglês deixou de ser um diferencial nos currículos dos profissionais de T.I. para se tornar ferramenta indispensável de trabalho. Existe hoje no Brasil muitas vagas de T.I. mas também, muitos profissionais de T.I. não são qualificados para preenchê-las, um dos motivos é a falta de fluência em inglês.

As pessoas muitas vezes se deslumbram com os salários de um profissional de T.I. mas se esquecem que para ser um T.I. não se pode deixar de estudar nunca.

O mercado necessita de profissionais que falem inglês de negócio, inglês fluente, inglês tecnico. Se as estimativas estiverem certas em 2013 faltará 200mil profissionais de T.I., quando se fala profissional se espera pessoas completas que tenham características essenciais para atuar na área, como a inquietação diante do desconhecido. O T.I. deve ter sede de conhecimento e não se contentar em ser bom, tem que ser o melhor. 

Para nós que estamos estudando para nos tornar profissionais de T.I. fica a dica, fale inglês! Já será um bom começo...

domingo, 22 de agosto de 2010

Peopleware

Quando se é questionado sobre o que há de informática onde você trabalho podemos responder falando de softwares e hardwares. Raramente as pessoas são consideradas como parte da informática. O peopleware para muitos não existe.

O peopleware é formado pelas pessoas que utilizam as funcionalidades oferecidas pelos sistemas como desenvolvedor ou usuário e também as pessoas que utilizam ou fazem os hardwares. O peopleware é a parte inteligente que define e usa a informática.

Os três componentes que forma a informática (Hardware, Software e Peopleware) são tratados na maioria das vezes de forma isolada e fragmentada.Essa atitude atrapalha o aproveitamento da informática.

É necessário valorizar mais as pessoas, pois são elas que fazem com que as máquinas e softwares existam .
Tecnologia começa com gente!



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lixo eletrônico

O lixo eletrônico sempre foi um grande problema, a questão agora é a quantidade de lixo eletrônico que os países emergentes estão gerando.O Brasil é o país emergente responsável por maior parte do lixo eletrônico de acordo com alerta da ONU.
É inevitável que a evolução dos eletrônicos aconteça, o problema é a falta de consciência da população , não só dos países de terceiro mundo, como também dos países mais desenvolvidos.
Algumas pessoas já começaram a reciclar estes equipamentos, reaproveitando desde as placas com fios de ouro até parafusos, caso da USP. O problema que tem poucas pessoas fazendo essa reciclagem e muita gente gerando lixo. O pior é que algumas pessoas nem se importam por estarem jogandos seus PC's antigos em aterros sanitários comuns.
Já foi sancionada uma lei, a PNRS Política Nacional de Resíduos Sólidos, após 20 anos, para começarmos a resolver os graves problemas sociais, ambientais e econômicos que a desastrosa gestão do lixo em nosso país apresenta, incluindo claro o lixo eletrônico. 

Para pessoas que já tem responsabilidade ambiental segue algumas formas de se manter atualizado sem prejudicar o planeta.

Postos de coleta

ONGs

Empresas

Projetos que recebem doações de computadores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mulheres + T.I. = Diferencial.

O mercado de T.I. dominado por homens está, sutilmente, sendo alterado. De acordo com pesquisa realizada pela Computing Research Association apenas 12% dos formandos na área de computação no Canadá e Estados Unidos são mulheres. A porcentagem é pequena devido a vários fatores e um deles é a cultura de que "Mulher tem que cuidar de casa!" ou "Mulher tem que ter serviço de mulher." ou até "Mulher não entende nada de computador.", piadinhas do tipo "Para ter um profissional de T.I. é preciso duas mulheres ou um homem...". Qual mulher não escutou uma frase dessas? Muitas mulheres tem medo de enfrentar essa marcação pesada sobre elas. 
Pois bem, a questão é que agora alguns homens começaram a perceber que as mulheres tem características únicas que são essenciais em cargos de liderança, como no trato com pessoas e é claro, assumiram que mulheres também são muito capazes. Capacidade essa, de excercer qualquer que seja a profissão. Empresas como IBM estão pedindo as universidades que se esforcem para conseguir atrair a mulherada para os cursos ligados a área da computação.A Sociedade da Informação da União Européia também está apostando nas mulheres para diminuir a falta de mão de obra especializada nessa área.
Resumindo, chegou o momento para as mulheres assumirem os seus postos nessas áreas e mostrar que o diferencial é ser mulher.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bem Vindos!

O conhecimento deve ser compartilhado sempre, para que ele cresça e faça quem o obtiver e o dividir crecer também.
Espero que cresçamos juntos.
Sejam todos bem vindos...