domingo, 29 de agosto de 2010

Do you speak english?

Há algum tempo o inglês deixou de ser um diferencial nos currículos dos profissionais de T.I. para se tornar ferramenta indispensável de trabalho. Existe hoje no Brasil muitas vagas de T.I. mas também, muitos profissionais de T.I. não são qualificados para preenchê-las, um dos motivos é a falta de fluência em inglês.

As pessoas muitas vezes se deslumbram com os salários de um profissional de T.I. mas se esquecem que para ser um T.I. não se pode deixar de estudar nunca.

O mercado necessita de profissionais que falem inglês de negócio, inglês fluente, inglês tecnico. Se as estimativas estiverem certas em 2013 faltará 200mil profissionais de T.I., quando se fala profissional se espera pessoas completas que tenham características essenciais para atuar na área, como a inquietação diante do desconhecido. O T.I. deve ter sede de conhecimento e não se contentar em ser bom, tem que ser o melhor. 

Para nós que estamos estudando para nos tornar profissionais de T.I. fica a dica, fale inglês! Já será um bom começo...

8 comentários:

  1. Anônimo30/8/10

    É inquestionável como necessitamos do inglês para podermos exercer nossa profissão. Eu mesmo tenho precisado muito por estar estudando alguns livros que ainda não saiu em português. Aliás, esta é uma das vantagens de saber o inglês, tenha tudo em primeira mão, direto da terra do tio Bill...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31/8/10

    Muito importante essa questão, realmente concordo, o domínio do inglês é mais que um requisito de currículo, deve ser encarado para os que pretendem ser profissionais em tecnologia da informação como algo indispensável, como a própria formação e especializações na area.

    ResponderExcluir
  3. Para ser um bom profissional na área alem de saber inglês, tem que ser muito dedicado, e estar sempre a frente, e buscando mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Leticia!!!!
    É praticamente impossivel conseguir um emprego em uma empresa de nivel nacional, se ter conhecimento nessa lingua.
    Sem falar de nossa area, onde os bons livros sao escritos em inglês.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Inglês fundamental pois quase todas ferramentas que usamos e códigos são em inglês, alguém sugere fazer um programa que ao invés de if e else escrevemos Se e Se não? rs Vlws

    ResponderExcluir
  6. Boa lembrança Letícia, muitos profissionais se preocupam em conhecer profundamente uma linguagem de programação ou uma plataforma de desenvolvimento, mas se esquecem que para estudar a respeito o inglês é fundamental para as boas obras... sem contar a questão da comunicação, onde cada vez mais o Brasil passa a desenvolver softwares para o mercado externo, necessitando de uma segunda língua para promover essa interação.

    ResponderExcluir
  7. O inglês na área de TI não é só desejável, é pré-requisito. O profissional que tem maior abrangência na Língua Inglesa faz a diferença, mas podemos ir além da informática, o Inglês é a lingua Universal, em qualquer profissão ligada à tecnologia e atualidades o inglês é essencial.

    ResponderExcluir
  8. Minha professora ajudou um amigo a passar na prova aplicada pelo Berlitz para uma vaga na Microsoft. Ela focou nas necessidades dele e conseguiu aperfeiçoar seu inglês tanto para a prova escrita, como para a oral (ele passou tranquilo!). Essas aulas foram dadas pelo Skype.
    Esse é o Blog dela, vale a pena conferir...
    http://tomelleri-englishon-line.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Conteste...